STRASBOURG (FRANÇA) - MÜNCHEN (ALEMANHA) - SALZBOURG (ÁUSTRIA)

Hoje vamos viajar por 3 países numa só tacada, rsrs! 
E começo a contar sobre uma cidadezinha linda no leste da França, bem na fronteira com a Alemanha! Assim, Strasbourg é uma cidade francesa com características alemãs. É considerada a capital da Europa e seu centro histórico foi tombado pela UNESCO como patrimônio mundial da humanidade. A Catedral de Notre Dame (tem o mesmo nome que a de Paris) é uma maravilha das maravilhas, com seu estilo gótico e sua torre única! Não tirei uma foto que desse para ver por inteiro por isso não vou colocar aqui, mas vale a pena ver na internet. Por dentro também as fotos ficaram ruins, mas preciso contar sobre o relógio astronômico, que indica as horas, os dias, meses e anos, o tempo solar e as fases da lua! É uma atração famosa e muito procurada pelos turistas em Strasbourg, e anotem para estar lá nas badaladas de cada hora do dia para assistir ao espetáculo da movimentação dos apóstolos (bonecos) passando em frente à Jesus!

Passear à pé pela cidade e admirar as construções típicas da região da 
Alsácia e os canais que cortam a cidade, é imperdível!

O bairro Petit France apesar do nome, é todo de construções alemãs, com suas armações de madeira, formando um desenho geométrico, e com seus telhados de formato característico. As pontes lindas fazem parte do cenário romântico e bucólico! Também tem muitas lojinhas de suvenirs e restaurantes típicos nas suas ruas estreitas. 

Não resisti e fotografei essa varanda que me pareceu saída de uma 
revista de decoração mostrando um lugarzinho lindo da casa para 
tomar um chá quentinho...  

... e comer as tradicionais bolachas amanteigadas que só se acha por aqui!

Finalizando, os passeios de batorama (esse barco com o fundo reto)
são super interessantes para experimentar a sensação de passar pelas
várias eclusas que permitem a navegação pelos canais encachoeirados,
esperar a abertura de pontes para o barco passar, e claro,
apreciar toda a arquitetura e beleza natural da cidade!!!

Agora é hora de passear pela linda Alemanha, na cidade de Munique. Mais uma vez ficamos num hotel perto da Estação Ferroviária e chegamos lá puxando as nossas malinhas, adorei isso! Para conhecer os pontos principais fizemos um tour num ônibus de turismo que encontramos em todas as cidades. E como sempre, o ponto de partida deles é ao lado da estação.  Saímos passeando e fotografando os detalhes visuais das ruas. 
A arquitetura é sempre o primeiro ponto a ser registrado. 

E o que dizer desta loja de roupas típicas com os bonecos fazendo a propaganda ali em cima usando também os tradicionais chapéus tiroleses!
Essa eu não perderia por nada!!! Outra dica que tivemos neste tour
foi saber que o Englischer Garten, um parque no centro da cidade, é um dos maiores da Europa, onde há passeios de barco e carruagem, além de uma enorme cervejaria ao ar livre.

O "miolo" da cidade está localizado entre a Hauptbahnhof (estação ferroviária central) e o rio Isar que fica à leste. Como estávamos ao lado da estação pudemos passear a pé e conhecer boa parte de Munique. A cervejaria mais famosa é a HofBräuhaus, que fica próxima à Marienplatz, e é considerada a maior da Alemanha! Não chegamos a conhecer mas fica a sugestão 
para quem for até a cidade.

Mas fomos até a Marienplatz (praça no centro), começando por passear pela Marienstrasse (rua) até chegar nela. Me impressionou a quantidade de bicicletas trafegando pelas ciclovias. E a educação dos ciclistas no trânsito. Quando o semáforo fechava para os carros, eles também paravam respeitando os pedestres atravessando as ruas. E deu gosto de ver as ciclovias em toda rua que a gente passava. Sonhamos com isso aqui no Brasil!

Já na Marienplatz, coração de Munique, paramos junto com a multidão de turistas para fotografar a Neus Hathaus (Prefeitura), construção imponente em estilo neogótico, enquanto esperávamos pela sensação do momento: o Glockeinspiel - carrilhão situado ali em cima da torre maior. Todos os dias às 11hs, 12hs e 17hs, durante 8 minutos, seus 43 sinos executam um verdadeiro show, acompanhado pelo movimento dos bonecos de madeira que representam momentos importantes da história local, como os dançarinos comemorando o fim da peste que assolou o país em 1517 e o casamento de Wilhelm V e Renata Von Lothringen em 1568. É um momento para ser filmado pelos 8 minutos de duração!!! Imperdível!  

Tenho também duas dicas para um delicioso café da manhã:
1-Na lanchonete LE CROBAG que fica dentro da Hauptbahnhof (estação) - o croissant é delicioso e o café bem preparado. Eu recomendo.
2-No Café Glockenspiel, na Marienplatz n.28 - quinto andar (fica na entrada da Rosenstrasse). Abre diariamente das 10hs às 16hs. www.cafe-glockenspiel.de  
A partir de 5,50 euros por pessoa. Seleção de pães irresistível. Bebidas cobradas à parte. No verão pode-se tomar o café no terraço e apreciar a famosa Marienplatz!!!

Em Salzburg na Áustria, fomos ao encontro das memórias do seu filho talentoso, Wolfgang Amadeus Mozart e da família Von Trapp que sofreu as agruras da guerra e teve sua história imortalizada com o filme "A Noviça Rebelde". Nos encantamos primeiro pelos jardins do Palácio de Mirabell, com os canteiros de flores formando desenhos na grama.  

Entrando na parte histórica da cidade, vimos um dos restaurantes mais tradicionais: o Eulenspiegel. As mesinhas do lado de fora dão charme ao lugar. Enveredamos pelas ruas antigas e estreitas e encontramos...

... logo de cara, na rua Getraidegasse n.5, a casa onde nasceu e viveu
Mozart, aquela amarelinha onde está escrito Mozarts Geburtshaus. Hoje funciona ali um museu com tudo preservado incluindo seus móveis e instrumentos musicais. Nas ruas vimos também muitas pessoas com roupas
típicas do Tyrol, passeando em família, muito curioso!

Essas charretes fazem passeios turísticos pela cidade e ficam paradas ao lado
da Catedral de Salzburg. Ali ao fundo a linda fonte no meio da praça. Do outro lado desta catedral fica o também muito visitado Cemitério de  São Pedro. 
A casa da família Von Trapp foi vendida e transformada num luxuoso hotel, mas não tenho fotos dela para mostrar, que pena! Porém com o filme da família cantante e Mozart, a cidade vive de música com muitos concertos e artistas anônimos que se apresentam nas ruas durante o dia, esperando receber donativos dos turistas.

Encerrando a visita não poderia faltar a Residenplatz (praça) com as barraquinhas de lembranças da cidade e o artesanato local. Essa escultura que representa o mundo com um homem em pé lá em cima, não sei qual o significado e importância... Mas era bem chamativo no local. 
A Fortaleza de Hohensalzburg lá no topo do morro é um dos cartões postais de Salzburg e sua construção começou no ano de 1077 e se estendeu por muitos anos. É a maior e mais bem conservada fortaleza da Europa Central e de onde se obtem as melhores e mais belas vistas da cidade! O ponto alto da fortaleza é o museu Mundo das Marionetes que inclui o famoso Teatro de Marionetes de Salzburg (lembram da cena do filme em que havia um teatro de marionetes?). Para chegar lá pode-se optar por ir à pé ou pelo trenzinho naquele plano inclinado que dá para ver na foto. É bem parecido com o plano inclinado de Salvador/Bahia quando a gente usa os elevadores para vencer as ladeiras de lá. A diferença é que em Salzburg é um trenzinho! 


Por hoje é só pessoal! Espero que estejam gostando do tour europeu!!!


Obrigada pela sua visita e pela nossa amizade!
BJSSS

11 comentários:

Laila Dietrichkeit disse...

Td mto lindo Raquel!!!
Falei de vc lá no meu blog!!!

bjobjoooo

Fátima disse...

Estou de carona nessa viagem rs... Lindos lugares.
Bj

Ana Braga disse...

Que lugares lindos!! Dá vontade de me transportar para cada cantinho desses que vc. mostrou.
Viajar é bom demais. Bjs

Greyce disse...

Que lindo,Raquel! Meu marido sempre vai à Strasbourg para reunião e eu até hoje não fui! Beijinhos

Iris Barbas disse...

Oi Raquel!

Que lugares lindos!... Sabe, eu tenho uma vontade muito grande de conhecer a Alemanha. Sou de origem alemã. Na casa da minha mãe só se fala o alemão. Como tomo todos os dias chimarrão com ela, você já pode se imaginar...

Abraços, Iris

Mariazinha disse...

que lindo Raquel, adorei ler e ver seu passeio, beijos

ana maria ( jeito de casa) disse...

OI amiga, tinha perdido tuas três ultimas postagens, que loucura, qta beleza!!!!!
Mostrei pro meu marido,não imagina que a frança era tão linda..os castelos, o palácio que é realmente divino, tanto por dentro como os jardins, deve ser mesmo muito emocionante.
Que viagem!!!! ficamos aqui sonhando com o nossa também.São lembranças maravilhosas que vc não esquecerá jamais...

bjãooooooo

Grasiela - Adoro Lilás disse...

oi Raquel,

lindas imagenssssss

quero ir pra Europa rsssss

bjooo
Grasi
adoroolilas.blogspot.com

Dulcineia disse...

Olá Raquel
Adorei as suas fotos e toda a descrição sobre o seu passeio por esses maravilhosos lugares!! Adorei Strasbourg com seus lindos lugares, maravilhoso!! mas o que me transportou para o Mundo dos sonhos rsrsrs foi conhecer Salzburg a cidade onde viveu Mozart, e também a familia Von Trapp, sempre fui apaixonada pelo filme "Música no coração" aí no Brasil a "rebelde noviça" Adorei esse filme e todas as lindas paisagens que ele mostrava,e a própria história dessa familía e da rebelde noviça!! Esse filme fascinou-me , até porque eu vi esse filme umas 15 vezes sem exagerar rsrsrs!!
Obrigada por partilhar estes lindos lugares com todas nós!!
Bjs e um lindo dia para você
Obrigada mais uma vez pelo convite para participar no seu sorteio, já fiz a inscrição e já divulguei no meu blog, na coluna do lado esquerdo!!
Bjs
Dulcineia

Mônica Lima Andrade disse...

Em primeiro lugar quero agradecer pelas imagens e pela descrição que vc nos passou, viajei em tudo que vi por aqui ..Ia lendo e me imaginando em cada um dos lugares ..Que delícia de viagem ! Amei !ah! obrigado pelas dicas que vc me passou sobre postar os comnetários e do selinho , já vou postar lá no bloguinho..Bjim!

rose disse...

Olá , será que eu consigo fazer uma viagem dessa sem saber falar ingles? é meu sonho!!!! bjs , Rosi.