picles feito em casa

Ontem repetimos a receita que é um sucesso aqui em casa: picles sortidos! Fazemos tantas vezes essa delícia que ao final de uma temporada de faz e refaz, a gente acaba enjoando de tanto comer... E aconteceu isso à algum tempo atrás e agora ficamos com muita vontade de encher novamente a geladeira com os lindos e deliciosos vidros de picles!!!
Então quando vi a nossa tão conhecida coleção de vidros com os picles já preparados e descansando em cima da pia para esfriar, não resisti e fotografei para mostrar para as amigas e, de quebra, passar a minha receita "secreta", hehehe!


E aí meninas? Querem anotar essa receitinha saborosa e saudável??? Vamos à ela:

Ingredientes:
-Cenouras descascadas e cortadas em tiras
-Vagens sem sementes (aquelas verde escuras e fininhas) lavadas e cortadas ao meio
-Couves-flores lavadas e cortadas em raminhos
-Pepinos japonêses lavados e cortados em tiras
-Pimentão verde e vermelho lavados e retiradas as sementes, cortados em tiras
-Cebolas pequenas descascadas e cortadas em cruz (fazendo 4 gomos)
-Dentes de alho descascados inteiros ou cortados em fatias grossas
-Ervas finas, orégano e pimenta calabresa em grãos
-Sal
-Vinagre
-Água filtrada

Prepare os ingredientes como explicado acima e reserve.
Numa panela coloque 2 litros de água filtrada e deixe ferver. Quando levantar fervura coloque a cenoura e deixe cozinhar por 2 minutos. Retire-as com uma escumadeira grande e coloque num tabuleiro de bolo espalhadas para esfriar. Repita esse procedimento, na mesma água fervente, com a couve-flor e a vagem.
Esterilize agora os vidros colocando água filtrada numa panela grande e mergulhando todos completamente, deixando ferver por 5 minutos depois da ebulição. Depois de desligar o fogo, retire os vidros com um pegador de metal, tipo de salada, e coloque em cima de uma toalha limpa para escorrer e esfriar. Agora mergulhe as tampas dentro desta água quente e mexa com o pegador. Depois de 1 minuto pode tirar e deixar junto com os vidros.
Ferva 1 litro de água filtrada, 1 litro de vinagre branco e 1 colher de sopa rasa de sal. Enquanto isso arrume os ingredientes nos vidros, um pouquinho de cada um, até encher. Por cima salpique as especiarias (ervas finas, orégano e pimenta calabresa em grãos). Com uma concha vá colocando ainda quente a mistura de água-vinagre-sal até cobrir tudo.
Tampe os vidros bem apertados e numa panela grande com uma toalha de prato no fundo, arrume os vidros em pé, com a tampa para cima, coloque água até quase chegar na tampa. Ligue o fogo e deixe ferver até pasteurizar e fazer vácuo dentro do vidro. Você saberá que a pasteurização e o vácuo estão completos depois de ouvir os estalos que as tampas farão nesse processo.
Com o término desta etapa, retire os vidros da panela e deixe esfriar naturalmente em cima de um pano para não trincar.
No dia seguinte guarde na geladeira para conservar até ser consumido.
 

Sirva como aperitivo, no meio da salada (dá um sabor especial!), como acompanhamento de carnes, nos sanduiches com bife de hamburguer+alface+picles, ou do jeito que você preferir!!!!!!!!

Observação: As tampas dos vidros precisam ter aquela parte emborrachada para fechar hermeticamente após o vácuo, por isso os vidros de palmito e azeitona, por exemplo, são ótimos! Com essa "pequena" fabricação de picles aqui em casa, sempre guardo e garimpo com a família esses vidros. Tenho sempre umas dezenas deles, rsrs... Afinal faço e distribuo para a família também, né?!


Amamos esse picles! Espero que testem em casa amigas! Parece que a receita é grande, mas foi a explicação detalhada que aumentou o tamanho dela, hehe!
Bjsss

11 comentários:

Greyce disse...

Oi, Raquel! Minha boca até encheu d'agua! E eu que so quero comer salada com vinagrete, ja viu né? Se pudesse devorava um pote de picles assim rsrsrs.

Obrigada pelas dicas sobre os acessorios do quarto e a cadeirinha :)
beijinhos

Sra.Oliveira disse...

Hummm... que deliiiicia, lembro qdo meu pai fazia pra casa esses picles, adorava, mas áo pegava as cenouras... me deu saudades!
Bjooo

casa de fifia disse...

que delicia
eu faço sugo para a pastasciutta.
de pois congela nesses vidrinhos!!1
baci

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Raquel

Teus vidros ficaram tão lindos!!!!
Minha sogra fazia muito essas conservas.. de tudo que é jeito..rs.
peninha eu estar numa fase fugindo da cozinha..mas sua receita tá ótima!!!

bjão amiga

Ilaine disse...

Oi, Raquel!
Ah, parece delicioso demais!
E que lindo estes vidros. Parabéns pelo trabalho com amor e tanta dedicação. Beijinho

PINTA ROXA disse...

Bom, só de olhar já é um regalo para os olhos. Ficaram com uma cor linda, até fazem "salivar"....
Já estou a imaginar esses frascos com uma decoração bonita e como oferta de Natal...
bjosss

Zoleide disse...

oi amiga lindos seus vidros adorei receita bjo

Liliane de Paula disse...

Olá Raquel, vc é sogra da Nathalia? Habilidosa como ela?
Vim conhecer seu blog.

Jane Soares disse...

Olá,
Primeira vez no seu blog. AMEI TUDO, mas esses picles me deixaram doida. Ótima ideia, querida. Vou tentar fazer nesse fim de semana. Se conseguir te conto.

Obrigada,
Bjs,
Jane

Maria Alice disse...

Olá Raquel!
Fiz a sua receita. Ótima!Falei de vc na minha postagem.Obrigada, beijos

Helena e Dayse disse...

Amo picles!!!
Mas e tão dificil achar de boa qualidade.
Vou fazer essa receita.
Estou ate com agua na boca.
Sou seguidora agora.
Bom fim de semana.