bagunça arrumadinha

Oi pessoal! Demorei mas estou de volta!
Essa semana passei alguns dias no apartamento onde moram meus 3 filhos, na capital do meu estado, que fica bem perto de onde moro, só uns 60 km. Por isso quase todas as semanas vou até lá e ajudo em alguma coisa que estão precisando, além de matar a saudade e comprovar que está tudo bem mesmo, rs...
Vendo que não sou a única a ter que fazer esse meio de campo entre a casa e o ap dos filhos, como a amiga Ana Maria (Jeito de Casa), resolvi, como ela, mostrar um pouquinho da arrumação do cantinho deles. E acho que vou também provocar algum "de javù" nas nossas invencionices em muitas coisas daqui.
Nosso apartamento com 65m² é pequeno, porém muito bem dividido. Quando o compramos ele já tinha armários, geladeira e exaustor para fogão. Depois completamos o que faltava de móveis e eletrodomésticos. Mas tinha um piso de ardósia na sala e nos quartos que era um horror!!! Além de ser feio, o antigo proprietário passava uma cera verde nele que nós fizemos de tudo para tirar sem sucesso; e aquilo agarrava poeira, sujeira, além de sujar as solas dos sapatos e fazer com que ficassem escorregadios que precisavam ser limpos com frequência quase diária. E também tinha um piso áspero nos banheiros, cozinha e área de serviço que dificultava muito a limpeza, e com uma resistência frágil, ou seja, se caísse uma pena no chão ele trincava...
Depois de alguns anos conseguimos enfim fazer uma reforma e trocamos todo o piso por um porcelanato branco (radicalizamos né?!) que ficou lindo e deu amplitude aos ambientes.
Não tenho nenhuma foto do antes (nesse tempo não era blogueira gente...), então mostro só o depois:





Esta é a sala vendo a porta de entrada, o armário-estante com a bancada de TV. Todas as paredes do ap foram pintadas de branco gelo e o teto e as sancas de gesso de branco neve. Ficou tudo bem clean.









A decoração mais linda da sala! As bicicletas e os equipamentos de segurança dos meus filhos ciclistas!









Do outro lado a mesa, que foi doada pela minha mãe quando ela comprou uma mesa nova, e o sofá (inventado por mim) com a poltroninha doada pela minha irmã.



Vejam aqui o sofá mais de perto: mandei fazer uma base de madeira que depois pintei e fiz pátina na cor palha. O assento são dois colchões sobrepostos com uma capa de tecido bem grosso que mandei costurar e colocar um elástico (como se fosse um lençol) para tirar e lavar sempre que necessário. E as almofadinhas!!!!


Na bancada do PC dos meninos tem tudo que eles precisam, até umas gavetinhas de plástico onde guardam as miudezas. Esta foi feita com uma porta que foi cortada no tamanho do espaço disponível, pintada (esmalte sintético branco fosco) e fixada com dois suportes de ferro (tipo mão francesa) que mandamos fazer e pintamos com Hammerite branco da Coral (tinta anti-ferrugem)







A cozinha já estava pronta, só compramos o fogão e os utensílios. Gosto muito da cor da fórmica dos armários branco com amarelo claro e os eletrodomésticos todos branquinhos.



Do outro lado uma bancada para refeições e apoio da pia e uma prateleira muito útil que colocamos o microondas, cafeteira e sanduicheira.
Só falta acertar os interruptores que não couberam no espaço embaixo da prateleira (esqueci de dizer que trocamos todos os interruptores do ap também).


A área de serviço é pequenininha, coube só a máquina de lavar roupas ao lado do tanque. Embaixo da janela estão os ganchos dos varais (que são independentes um do outro).A meia parede divisória com a cozinha foi completada com tijolos de vidro até o teto e ficou excelente, não tirando a luminosidade da cozinha. Reparem que no vidro da janela tem um adesivo imitando um vitral para garantir a privacidade, já que não se coloca cortina aí.


No quarto da minha princesa vejam a bancada de estudo feita também com uma porta cortada no tamanho certo e forrada com emborrachado rosa por baixo e plástico transparente por cima (tudo colado e depois preso com grampeador de madeira por baixo). O apoio é feito com 2 cavaletes de madeira que mandamos fazer e envernizamos.
O suporte da parede é de alumínio branco e fixado na parede com buchas e parafusos, e junto com as prateleiras brancas (aglomerado de madeira) foram comprados em loja de material de construção.


Este é o outro lado do quarto com a bicama, porque casa de jovem tem sempre alguém de visita. Então lá na sala também é para isso que serve o sofá com 2 colchões embutidos, rsrs...
No quarto dos meus príncipes tem esse beliche, porque o espaço não comporta 2 camas e eles não gostam de bicama (já tivemos, mas ninguém queria a cama de baixo, porque não cabia: pés sempre sobrando...).

              Ao fundo a bancada de estudo, no detalhe foto abaixo.




Com o pedaço da madeira da porta que sobrou da bancada da sala, fizemos essa do quarto da mesma forma já citada.
As prateleiras são do mesmo material do quarto da filha e foram colocadas da mesma forma. Notem que com o peso dos livros elas estão envergando e será necessário a colocação de outro suporte no meio delas.




O banheiro fica entre os quartos e é bem bonitinho. Tem essa bancada com armário embaixo, um pequeno armarinho no lado esquerdo e o espelho que é bem alto.



Ao lado da parede da pia fica o box que se estende mais para trás com uma báscula na largura desse prolongamento.


E assim mostrei para vocês a bagunça arrumadinha do apartamento dos meus filhotes! Mas tenho que dizer que sinto saudades da bagunça deles lá em casa...
Fazendo esse post me lembrei da Márcia (Meu Sonho de Casa) que falou do seu home office feito com uma porta também. Estão vendo: sempre temos alguma coisa em comum entre nós!
Bjs para todas, e um carinho especial para Ana Maria e Márcia que me inspiraram hoje!!!

8 comentários:

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Raquel!!!

Fiquei honrada com a lembrança!!!
muito bonito o paratamenteo, amei acor da parde como gesso largo, deu ar ar bem classudo.E está muito bem montado com sacadas bacanas que vc fez, Muito pratico o sofá e as ideias de portas, prateleiras e bancada.
estive visitando o filho neste sabado pra finalmente levar a cortina do quarto, faz dois meses que ele está lá.mas é por causa da claridade mesmo, porque é no sexto andar e não tem predio em frente.A mãe do garoto que divide com ele vai comprar a cortina da sala.Aproveitei e dei um afaxina, sabe dois garotos morando sozinhos, mas até que estava bem...
achei ele um pouco tristinho, quando perguntei se ele estava arrependido deir pra lá demorou pra responder, deu uma pensad e disse que não,mas voltamos com a pulga tras da orelha e no próximo findi que ele voltar mas conversar melhor com ele. não gostaria que deistisse, mas ela é bem novo ,vaii fazer 18 em junho e de repente pode acabar a fase e tentar outro vestibular aqui.Nunca iamginei que com uma federal aqui ela iria pra outra cidade, mas acho jsuto que tenha outras faculadades além da capital.
São 185 km daqui e ele gosta mais de vir do que a gente ir..kk
depois vou te contando como fica essa história.

bjus e felicidades pra tua família.

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

Desculpe, escrevi tão rápido e agora vi os erros...snif

bjus

Lena disse...

O que não se faz com um pouco de criatividade né amiga, o apto ficou uma graça, viva as grandes idéias!!
bjs, bom dia e boa semana!!
lena
Arte Pura

Letícia disse...

Fala mamy! gostei do post do ap. faltou uma foto do lugar que mais gosto: meu armário de livros! rsrs
beijos

Marcia disse...

Oi, Raquel! Fiquei super feliz de ter sido lembrada nesse seu post. E achei o apartamento dos seus filhos muito bem ajeitado. Não sei se meus irmãos morassem sozinhos se a casa seria tão arrumadinha assim, rsrsrs. Aqui em casa, eu juro que me esforço (ainda que namorido nem sempre colabore. Enfim, homens... rs).

Sou totalmente favorável a esses reaproveitamentos (portas que viram mesas, etc.). Acho que dá um ar pessoal à casa. Um jeito do dono, sabe? Há um tempo atrás, publiquei umas fotos da minha mesa-porta. Dá uma olhada: http://www.meusonhodecasa.blog.br/ambientes/um-cantinho-especial/

Beijocas e boa semana.

Vivi... disse...

Oi Raquel,
Quanta criatividade, adorei a idéia do sofá e das mesas(portas..rss)!!!
Tenha também uma ótima e abençoada semana!!!
bjs no coração...
Vivi

Paula Fonseca disse...

Oi amiga Raquel, só passei pra dar uma "ispiadinha", e te agradeçer por tudo, OBRIGADDDUUUUU!!!
Você mora no meu coração!
Um enorme beijo,
Paula fonseca.
PS. Some não!!!!!!!!!!!!!!

Flor de Princesa disse...

Adorei a criatividade!!!
Ando precisando é colocar as coisas no lugar que esta dificil hehehe.
Adorei as fotos!
bjus
Daniela